top of page
Reunião:
José Dias Mendes
Contato:
Dia do encontro
e-mail
Coordenador:

“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva.” (Lc 1, 46-48) 

O Terço dos Homens é um movimento criado no dia 08 de setembro de 1936 na cidade de Itabi – SE, por um Frade da Ordem dos Frades Menores da cidade de Penedo – AL., que fazia o trabalho missionário em vários municípios do estado de Sergipe e, após visitar vários deles, encontrou em Itabi o apoio para lançar o Terço dos Homens que contou com a presença de 220 homens. 

 

Após o lançamento, o movimento foi se espalhando pelo estado e começou a se expandir por estados vizinhos.

 

Chegando em Maceió – AL., o mesmo tornou-se conhecido pela Sra. Oneida Araujo, de Jaboatão dos Guararapes – PE. que o levou a sua cidade e, partindo daí, chegou a Recife, precisamente no Santuário da Nova Evangelização (Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt) onde encontrou o apoio do saudoso Pe. Miguel Lencastre, que se tornou um grande divulgador do mesmo, levando-o a várias cidades do Estado, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, dentre outros, e, chegando a Fortaleza, foi lançado na Paróquia Nossa senhora da Glória na Cidade dos Funcionários.

 

Com o crescimento do movimento, a CNBB resolveu colocar um Bispo como Referência do movimento, Dom Gil Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora  - MG, e o Santuário de Aparecida dedicou um dia no ano para a Romaria do Terço dos Homens, que já chega a ter mais de 30.000 homens.

 

Graças as bênçãos do Deus, por intermédio de Jesus e Nossa Senhora, o Terço dos Homens tem crescido a cada dia e, certamente, não deixará de crescer, pois o homem que o frequenta pela primeira vez, continua frequentando e convidando as parentes e amigos para se fazerem presentes ao mesmo.

 

O porque de só homens?

Trata-se apenas de um fator psicológico!!!

Todos nós homens e mulheres nascemos com determinadas forças psíquicas que no nosso crescer terão um papel importante no futuro. Todavia este crescimento está condicionado às diferenças de mentalidade e do próprio meio ambiente onde ele se desenvolva.

 

Com o advento do Terço, os homens passaram a frequentar mais a Igreja, participando dos movimentos paróquias, das missas, não somente as dominicais, mais com uma boa frequência nas missas semanais.

 

A Campanha Pretende Envolver toda a Família. Ela pretende criar um clima que vá envolvendo toda a família.

 

A esposa, que normalmente é o elemento mais devoto, deverá ser a primeira a despertar o marido e filhos, mas sem insistências. Deixar para eles o poder de decisão. E no dia e horário do terço, reze-se o terço em casa, com a restante da família. Desta forma teremos uma maneira simples de envolver a nossa própria família num clima de oração. A Igreja de nossos dias tem muita necessidade de homens participantes.

 

Retirado do site www.tercodoshomens.com.br

Veja também:
bottom of page