

Reunião:
Ednayde Lima
Contato:
Dia do encontro
Coordenador:
“Ide, contai o que estais ouvindo e vendo.”
(Mt 11, 2-5).
Pastoral da Comunicação é comunhão, ligação entre todas as atividades, pastorais, movimentos, associações que existem na comunidade, bem como com os meios de comunicação fora dela (jornais de bairro, rádios comunitárias, etc). Não se trata unicamente de uma pastoral, mas sim, da pastoral que dá comunhão, pulsação nas atividades e na existência da comunidade. É a presença efetiva de toda a comunidade nos processos comunicacionais.
A Instrução Aetatis Novae propõe, 03 estratégias prioritárias para a existência da Pastoral da Comunicação: a criação de grupos da PASCOM nos Regionais, nas Dioceses, nas paroquiais e a articulação para uma comunicação democrática, dialógica e participativa.
Já o documento nº 75 da CNBB afirma que a PASCOM encontra a definição de Pastoral da Comunicação de forma clara, objetiva e sintética. e explicita que "é a Pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a Pastoral da acolhida, da participação, das interrelações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação."
Não é uma Pastoral a mais, mas sim, aquela que integra todas as demais pastorais.
Assim, a Pascom serve para:
-
Evangelizar, afinal, como diz o Documento de Puebla (1063): “evangelizar é comunicar”. A Pascom trabalha para que todos os membros da Igreja (bispos, padres, diáconos, religiosos, leigos) adotem uma postura de comunicação mais humana, fraterna.
-
Dar unidade às práticas de comunicação existentes na Igreja. Quantas paróquias têm programas de rádio, site, jornal, mural, mas cada feito por uma pessoa ou um grupo, isoladamente? A Pascom existe para dar unidade a estas ações.
-
Construir comunhão. O objetivo da Pascom não é, simplesmente, produzir e emitir informações. Antes disso, é preciso pensar em melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas, pastorais e setores, para que a comunicação gere comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. Devemos comunicar para gerar comunhão.
-
Promover a pessoa. Você já presenciou a alegria de uma pessoa simples ou das pessoas de uma comunidade, quando se vêem num vídeo? Ou quando escutam suas vozes num programa de rádio? Ou quando vêem sua fotografia numa boa notícia dos nossos jornais? A comunicação pode promover a pessoa, dessa maneira, ou levando-as à mobilização por melhores condições de vida, na sociedade. O meio pode estimular processos comunitários pela cidadania.