

Reunião:
Expedito Madruga
Contato:
Dia do encontro
Coordenador:
“Mas no princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.” (Mc 10, 6-9)
“O matrimônio não é fruto do acaso, ou produto de forças naturais inconscientes: é uma instituição sapiente do Criador, para realizar na humanidade o seu designo de amor. Mediante a doação pessoal recíproca, que lhes é própria e exclusiva, os esposos tendem para comunhão dos seus seres, em vista de um aperfeiçoamento mútuo pessoal, para colaborarem com Deus na geração e educação de novas vidas” (Humanae Vitae 8).
Essas palavras de Paulo VI apresentam não somente uma definição do matrimônio, mas um caminho que orienta para o desenvolvimento e finalidade da família cristã. No entanto, as últimas décadas, marcadas por diversos acontecimentos na esfera social, procedentes dos avanços da tecnologia, das condições econômicas, do surgimento de novos valores.
Estes acontecimentos, com reflexos imediatos nas famílias já constituídas, não deixam de levar também aqueles que se preparam para o casamento uma nova visão, muitas vezes, com horizontes mal definidos. Desta forma, procurou a Igreja, na sua condição de Mãe e orientadora, criar os instrumentos necessários para que se “renove” a família no contexto atual, sem se afastar do seu ideal enquanto instituição “sapiente do Criador”, sempre considerada o berço natural para a “geração e educação de novas vidas”.
Conscientes desta responsabilidade, que cabe a nós cristãos seguir neste caminho, é que a Pastoral da Família nasceu, e se desenvolve, no intuito de poder colaborar na formação daqueles que, corajosamente, abraçam o compromisso do matrimônio. Não sendo o matrimônio um “fruto do acaso”, é necessário que se prepare para esta jornada. Neste espírito de promover uma melhor formação aos que se propõem a este caminho, a Paróquia Nossa Senhora do Brasil oferece um trabalho que procura acolher a todas as famílias que desejam contribuir nesta intenção.
Pastoral Familiar é a ação pastoral da Igreja de forma organizada em favor da FAMÍLIA, para promover a vivência e os valores do matrimônio e da família. O objetivo desta Pastoral é a evangelização da família, seguindo as palavras do Papa João Paulo II que afirmou que “a família é o coração da nova evangelização”.
Toda evangelização passa primeiro pela família. É ali, que se anuncia o Evangelho do Amor: no dia a dia, na maneira de falar, de tratar com as pessoas. A família é então “uma boa notícia”, uma grande notícia que põe tudo e todos em movimento. “O futuro da humanidade passa pela FAMÍLIA”, diz João Paulo II.
A equipe da Pastoral Familiar, está se organizando e formando sua equipe para propiciar uma ajuda efetiva para todas as famílias. A Pastoral Familiar é a ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, por meios de agentes específicos, com metodologia própria.
A Pastoral Familiar busca:
-
Evangelizar a família, sobre a família.
-
Oferecer instrumentos necessários para a formação e promoção da família.
-
Fornecer orientações para a vivência familiar.
-
Levar a “Boa Nova” do Sacramento do Matrimônio, a todos os integrantes de uma família.
-
Transformar a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã.
-
A Pastoral Familiar tem como objetivo trabalhar a Prevenção da Estrutura Familiar.
Retirado do site www.nossasenhoradobrasil.com.br